Error
Saúde

Governo amplia mais 22 leitos de UTI no Hospital Estadual São José do Calçado

O Governo do Estado anunciou, nesta segunda-feira (15), a ampliação de mais 22 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para atendimento de casos graves do novo Coronavírus (Covid-19) na região sul capixaba. A ampliação ocorreu no Hospital Estadual São José do Calçado (HSJC) e faz parte do programa estadual de expansão de leitos “Leitos para Todos”. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Os novos leitos fazem parte do processo de adequação da área física da unidade, com investimento de aproximadamente R$ 220 mil. Com esta nova expansão, a unidade passa a ofertar 30 leitos de UTI Covid-19 à população capixaba.

“Já começamos a utilizar hoje mais 22 leitos de UTI Covid. Estamos chegando a 35 leitos para Covid e outros cinco para outras enfermidades. O hospital está atendendo a todos da região sul. Uma ampliação importante para enfrentarmos essa pandemia. É impressionante a quantidade de pessoas adoecendo e demandando o sistema hospitalar. A situação está cada vez mais apertada. Todos nós já estamos com dificuldades no atendimento. Precisamos reduzir a interação, senão não daremos conta”, afirmou o governador.

Casagrande citou que o Estado enfrenta a pior fase da doença, momento que exige muita responsabilidade de toda a sociedade. “Precisamos tomar medidas para que tenhamos um pacto para reduzir a interação e a transmissão do vírus de forma que a gente possa gerenciar melhor o sistema hospitalar. Esse é o nosso objetivo, construir esse pacto no Estado para que todos trabalhem na mesma direção. Temos que entender que uma hora não vamos conseguir mais abrir leitos por falta de profissional da saúde”, explicou.

O anúncio foi acompanhado pelo superintendente de Saúde da Região Sul, José Maria Justo, que explicou a antecipação da entrega dos novos leitos em virtude do atual cenário da pandemia no Espírito Santo. “Ao longo da semana, esperamos anunciar novos leitos na região”, declarou.

Desde o início da pandemia, o Governo do Estado adotou a estratégia de qualificação e reestruturação da rede de atenção à saúde e o fortalecimento do papel da regulação do Estado, visando à garantia do acesso à atenção hospitalar a todos os pacientes que desenvolvam formas graves da doença. O “Programa Leitos Para Todos” se encontra na segunda fase da expansão de leitos no Espírito Santo. Somente de janeiro até a primeira quinzena de março deste ano, o Estado abriu mais de 70 leitos de UTI Covid.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais
asscom@saude.es.gov