Error

Proposta de melhoria do BRT do Rio deve ser votado na quinta

O investimento de recursos da prefeitura  para a melhoria do sistema de BRT no Rio de Janeiro, deverá ser votado nesta quinta-feira. O projeto de lei já havia sido encaminhado pelo prefeito Eduardo Paes à Câmara de Vereadores para ser debatido, mas saiu de pauta na sessão desta terça-feira. O modal de transporte está sob intervenção desde o dia 22 de março.

A proposta autoriza que a prefeitura aporte verbas no sistema enquanto durar a intervenção, que tem prazo até o início de setembro, quando deverá ser feita uma nova licitação para definir o novo operador.

Um dos artigos do projeto determina que a atual concessionária, a BRT Rio S/A, deverá compensar a prefeitura pelos investimentos que serão feitos no período.

Na última reunião sobre o assunto, o presidente da Câmara,  vereador Carlo Caiado, solicitou uma estimativa dos custos que serão assumidos pelo município. Foi apresentado o diagnóstico do sistema feito pela prefeitura nas últimas semanas, que mostrou o sucateamento do BRT.

Segundo o relatório, dos 297 ônibus articulados existentes, apenas 120 estão em operação, ou seja, 40% do total. Da frota restante, 56 foram considerados totalmente inoperantes e 121 retidos por problemas técnicos. A prefeitura pretende chegar a 241 veículos em funcionamento em 180 dias, com o aumento gradual da frota a cada mês.

Das 46 estações que estão fechadas, 15 devem ser recuperadas logo de início e as restantes numa segunda etapa da intervenção.

Na parte financeira, o sistema sofreu o impacto do isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. O BRT teve uma queda de 43% nas receitas em janeiro de 2021 quando comparado com o mesmo mês de 2020. Foram 12 milhões de reais neste ano, contra 21,9 milhões em igual período do ano anterior.

Edição: Beatriz Arcoverde/ Sheily Noleto

Por Tatiana Alves, Repórter da Rádio Nacional – Rio de Janeiro

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *