Error
Saúde

Variantes do coronavírus têm circulação intensa no Brasil, diz Fiocruz

Boletim aponta para pandemia em nível crítico no mês de abril

 

A pandemia no país pode permanecer em níveis críticos ao longo do mês de abril. É o que aponta o mais novo Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19 da Fiocruz.

A análise mostra que o novo coronavírus e suas variantes permanecem em circulação intensa em todo o país e a sobrecarga dos hospitais, observada pela ocupação de leitos de UTI, também se mantêm alta.

Segundo o boletim, houve uma aceleração da transmissão devido ao acúmulo de casos, muitos deles graves, com exposição ao vírus ainda no mês de março e aumento da taxa de letalidade, de 3,3% para 4,2%. O indicador estava em cerca 2% no final de 2020.

De acordo com os pesquisadores, esse crescimento pode ser consequência da falta de capacidade de se diagnosticar, correta e oportunamente, os casos graves, somado à sobrecarga dos hospitais.

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo defendem que é fundamental  a adoção ou a continuidade de medidas urgentes, como bloqueio ou lockdown para reduzir a velocidade do contágio.

Segundo a análise, todos os estados, capitais e regiões de saúde que tenham uma taxa ocupação de leitos acima de 85% e tendência de elevação no número de casos e óbitos devem impor maior rigor nas medidas de restrição das atividades não essenciais.

O estudo ressalta ainda a importância da adoção de medidas combinadas e convergentes entre os Três Poderes do Estado e os diferentes níveis de governo  em favor das restrições..

Entre os dias 29 de março e 5 de abril deste ano houve piora nas taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no SUS em Sergipe, com a taxa subindo de 86% para 95%, com  estabilidade do indicador em níveis muito críticos na maior parte dos estados e no Distrito Federal.

Em cinco estados houve queda nas taxas de ocupação hospitalar: Roraima, Amapá, Maranhão, Paraíba e o Rio Grande do Sul.

 

Edição: Roberto Piza/Adrielen Alves

Por Fabiana Sampaio – Rio de Janeiro

Fonte: Agência Brasil