Error

PCES divulga esquema de vacinação contra Covid-19 para policiais civis

Os policiais civis que têm trabalhado incansavelmente, principalmente durante a atual crise sanitária, podem se preparar para arregaçar as mangas, mas agora por outro motivo: o Governo do Estado iniciou a vacinação dos servidores da Segurança Pública contra a Covid-19. A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) foi contemplada com parte das doses destinadas aos profissionais de segurança e preparou um esquema para a aplicação das vacinas.

Na primeira etapa, 1.006 doses da vacina foram destinadas à PCES. O imunizante será aplicado considerando o fator idade como prioritário. “Levando em conta que os cidadãos capixabas com 65 anos ou mais já estão recebendo a vacina pelo calendário do Estado, a Polícia Civil vai iniciar o cronograma pelos servidores de 64 anos, em ordem decrescente de idade”, explicou o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.

O primeiro grupo a ser vacinado contempla policiais civis nascidos entre 09/09/1972 e 06/04/1956, que estejam em efetivo serviço na Polícia Civil do Espírito Santo, não tenham recebido a primeira dose da vacina e que tenham condições de saúde adequadas para receber a imunização, de acordo com as orientações das autoridades sanitárias. A PCES orienta que os servidores aguardem o comunicado oficial da Secretaria da Saúde (Sesa), que informará a abertura do agendamento para os profissionais de segurança.

A Superintendência de Recursos Humanos (SRH) da PCES está repassando à Sesa a relação dos policiais que se enquadram neste primeiro grupo e a Sesa, por sua vez, repassará as informações às secretarias municipais de Saúde, responsáveis pela aplicação das doses. A partir daí, os profissionais enquadrados na primeira etapa de imunização receberão a primeira dose da vacina, conforme estratégia montada no serviço de imunização de referência do município.

“O agendamento vai seguir o esquema de cada município, já que as doses serão aplicadas nas unidades de saúde. Os servidores que se enquadram neste grupo serão informados pela PCES em quais serviços de imunização municipal serão vacinados, depois do sinal verde da Sesa”, orientou o delegado-geral.

A previsão é que novas doses sejam disponibilizadas para as forças de segurança pública semanalmente e que dentro de cinco semanas todos os policiais civis em efetivo serviço na corporação tenham recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19. À medida que as remessas forem disponibilizadas, a PCES comunicará sobre os grupos que serão vacinados. Em caso de dúvidas, o policial civil deve procurar o Departamento de Recursos Humanos, de segunda a sexta, das 08h às 18h, pelo telefone (27) 3137-9097.

“Sabemos que este é um momento importante e que todos estamos ansiosos pela imunização. Por isso, é necessário que todos os policiais civis estejam atentos às orientações e ao cronograma de vacinação. A ordem de prioridade é definida pelo Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de operacionalização da vacinação, e seguida pelo Governo do Estado. Se as entregas seguirem o planejamento até meados de maio, todos os policiais civis em atividade nas unidades da corporação terão tomado a primeira dose”, esclareceu Arruda.

 Quem pode receber a vacina nesta etapa?


Policial civil nascido entre 09/09/1972 e 06/04/1956 que:

– esteja em efetivo exercício e lotado em unidade da PCES;
– não tenha recebido diagnóstico positivo para a Covid-19 ou apresentado sintomas gripais nas últimas quatro semanas;
– não tenha recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19;
– não esteja com febre;
– gestantes, puérperas e lactantes devem apresentar laudo ou prescrição médica com a liberação do profissional à não contraindicação da vacina;
– pessoas que tenham tomado qualquer outra vacina devem aguardar 14 dias para receber a dose contra Covid-19.

 Como proceder para receber a primeira dose da vacina?


Aguardar o comunicado oficial da Secretaria da Saúde e, a partir daí:

– comparecer à unidade de saúde indicada, no dia marcado, e apresentar identificação funcional;
– informar-se sobre o agendamento da segunda dose.

Texto: Camila Ferreira

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Atendimento à Imprensa
Olga Samara/ Camila Ferreira
(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/
(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *