Error

Brasil recebe 2,3 milhões de medicamentos do kit intubação

Medicamentos foram doados ao SUS pela China

 

O Brasil recebeu mais de dois milhões de kits de intubação. A carga veio da China e chegou ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos na noite dessa quinta-feira (15). Agora é cuidar da distribuição, o que deve ocorrer em até 48 horas, segundo o Ministério da Saúde.

É um lote de 2,3 milhões de medicamentos que foram importados e doados ao SUS por um grupo de empresas de diversos setores. O kit intubação é composto por sedativos, neurobloqueadores musculares e analgésicos à base de ópio e que são básicos para esse procedimento de intubação.

Ainda devem chegar até o fim do mês 1,1 milhão de medicamentos do tipo.

Essa carga toda pode ser utilizada em 500 leitos pelo período de um mês e meio.

A preocupação com a possível falta desse material do kit intubação é uma constante. Na terça-feira (13) mesmo, a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes de São Paulo chegou a fazer um alerta sobre o possível desabastecimento e considerou o cenário “gravíssimo”.

Ontem, numa coletiva de imprensa, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a obrigação de adquirir esses medicamentos é dos estados e municípios. Mas, como estamos em situação de emergência é preciso que a União tome as providências necessárias, principalmente naqueles municípios menores que não têm condições de compra.

 

Edição: Rádio Nacional/ Adrielen Alves

Por Priscilla Mazenotti – Brasília

Fonte: Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *