Error

Chegada de 3 mil litros de IFA garantirá 5 milhões de doses de vacina

IFA é a matéria-prima necessária para a produção do imunizante

 

Cinco milhões de doses da vacina Coronavac serão produzidas pelo Instituto Butantan e entregues ao Programa Nacional de Imunização a partir do dia 3 de maio. Isso porque chegou em solo brasileiro nesta segunda-feira (19) o avião vindo da China com 3 mil litros de IFA, o Insumo Farmacêutico Ativo. O IFA é a matéria-prima necessária para a produção de vacinas.

Essas doses serão entregues com atraso, antes a data da entrega era no fim de abril. O diretor do instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que problemas burocráticos e a alta demanda por vacinas na China foram algumas causas do atraso da entrega dessa matéria-prima.

Ainda nesta segunda-feira, o instituto Butantan entregou de mais 700 mil doses da Coronavac ao Programa Nacional de Imunização. Com isso, até agora, foram entregues mais de 41,4 milhões de doses ao Ministério da Saúde. O contrato com a pasta previa a entrega de 46 milhões de doses até o fim de Abril, o que já ficou para o início de maio. E outras 54 milhões de doses até o fim de setembro.

De acordo com dados do Ministério da Saúde já foram distribuídas aos estados e municípios mais de 53 milhões de doses das vacinas contra a covid-19. Além de contar com 41 milhões de doses da Coronavac, o Programa Nacional de Imunização também distribuiu cerca 12 milhões de doses da vacina da Oxford Aztrazeneca.

Na última sexta-feira (17) a Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária enviou técnicos à Rússia para inspecionarem as instalações do instituto Gamaleya, que fabrica a vacina Sputnik V. De acordo com contrato firmado com o Consórcio de Governadores do Nordeste há previsão de entrega de 37 milhões de doses ainda este mês.

 

Edição: Paula de Castro/Adrielen Alves

Por Nelson Lin – São Paulo

Fonte: Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *