Error

Rio de Janeiro registra nova linhagem do coronavírus

Cepa nomeada de P.5 foi detectada em Porto Real, na divisa com SP

 

Uma nova linhagem do coronavírus foi detectada no município fluminense de Porto Real, divisa com o estado de São Paulo. Nomeada como P.5, a linhagem tem a mesma estrutura da cepa original, porém sofre mutações no spike, como é conhecida a coroa do vírus que se liga à célula.  De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio, 19 casos da mesma variante já foram localizados em São Paulo e, até o momento, não é possível afirmar que ela seja mais letal ou transmissível”.

Os dados do monitoramento mostram ainda que a variante brasileira, a P1, continua sendo a mais frequente no estado. Além disso, a variante britânica registrou uma baixa frequência e também houve o declínio da P.2, desde novembro do ano passado.

A Secretaria de Saúde ressaltou que, independentemente da cepa do vírus ou linhagem, as medidas de prevenção e os métodos de diagnóstico e tratamento da covid-19 seguem os mesmos. Sendo assim, não há alteração nas medidas sanitárias já adotadas como uso de máscaras, álcool em gel e lavagem das mãos e o distanciamento social.

Com informações da Agência Brasil.

Edição: Roberto Piza/Adrielen Alves

 Por Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional – Rio de Janeiro

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *