Error
Saúde

Brasil tem semana com menor número de mortes por covid desde janeiro

A vacinação em massa é um dos fatores da redução

 

O Brasil teve na semana passada o menor número de mortes por covid-19 desde o começo de janeiro. De acordo com o levantamento do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde, do dia 15 a 21 de agosto, o país teve 5.421 vítimas fatais da doença. Foi a quantidade mais baixa desde a semana de 27 de dezembro a 2 de janeiro, quando 4.930 pessoas perderam a batalha contra o coronavírus.

A redução do número de mortes já havia sido percebida também pelos prefeitos. A pesquisa semanal da Confederação Nacional dos Municípios indicou que as mortes por covid-19 caíram em 10% dos municípios; ficaram estáveis em 16%; aumentaram em 6% das cidades; e, em pouco mais de 60%, não houve morte causada pela covid-19 de segunda a quinta-feira da semana passada.

O consultor de Estudos Técnicos da confederação, Eduardo Stranz, avaliou que a redução das mortes causadas pela doença se deve ao avanço da campanha de vacinação.

De acordo com o Vacinômetro, do Ministério da Saúde, até agora, 176 milhões de doses de vacinas foram aplicadas. Foram 122 milhões de primeiras doses das vacinas AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer; e outros 54 milhões de segundas doses desses imunizantes ou da vacina Janssen, de dose única.

Edição: Rimack Souto / Beatriz Arcoverde

Por Victor Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional – Brasília

Fonte: Agência Brasil