Error
Geral

Incêndios florestais são registrados em Friburgo, Cantagalo e São Fidélis

Focos de incêndios florestais foram registrados em ao menos três cidades da cobertura do @serranewsrj e mobilizaram o Corpo de Bombeiros na terça e quarta-feira, 24 e 25 de agosto. As cidades atingidas foram Nova Friburgo e Cantagalo, na Região Serrana, e São Fidélis no Norte Fluminense.

O período de tempo seco com a baixa umidade relativa do ar, é propenso para a ocorrência de incêndios florestais e no boletim emitido pelo CEMADEN-RJ, a região está classificada com risco muito alto para tal tipo de ocorrência.

Incêndio a vegetação próximo ao Palacete do Gavião em Cantagalo

Em Cantagalo, uma área de vegetação localizada próxima ao Palacete do Gavião, foi atingida na tarde desta quarta-feira (25), e em poucos minutos, o incêndio tomou grandes proporções devido a vegetação extremamente seca nesse período do ano.

Incêndio registrado no Campo do Coelho em Nova Friburgo

Já em Nova Friburgo, também nesta quarta (25), um incêndio florestal de grandes proporções também tomou conta de uma área de vegetação no distrito de Campo do Coelho. O Corpo de Bombeiros foi acionado para a ocorrência.

Equipes controlam incêndio no Palmital em São Fidélis

Em São Fidélis, agentes da Guarda Ambiental, Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, controlaram um incêndio florestal na localidade de Palmital. “O fogo destruindo o nosso Palmital. Precisa ser investigado pois sempre começa na mesma área”, publicou um morador em uma rede social.

Alerta

A Secretaria de Meio Ambiente de Cantagalo emitiu um alerta à população para os perigos das queimadas e carimbou a legislação (Lei Federal 9.605/98), provocar queimadas é crime ambiental, sujeito a penalidades, como detenção de até 4 anos, e ainda passível de multa segundo a Lei Municipal 1.107/2012.

A pasta divulgou ainda contatos para denúncias. Podem ser utilizados os canais da Secretaria de Meio Ambiente como pelo e-mail meioambiente@cantagalo.rj.gov.br ou telefone: (22)2555-5649. Ou ainda também pelo Disque Denúncia Linha Verde: 0300 253 1177.  Para combate aos incêndios acione o Corpo de Bombeiros (193). O anonimato é garantido.

Fonte: Serra News RJ