Error

Até 2030, obesidade poderá atingir mais de um quarto da população

Publicado em 25/01/2022 – 08:01 Por Kariane Costa – Repórter da Rádio Nacional – Brasília

 

Até 2030, 7 em cada 10 brasileiros poderá estar com excesso de peso e mais de um quarto da população com obesidade.

É o que aponta um estudo sobre Obesidade e Doenças Crônicas não Transmissíveis, realizado por pesquisadores brasileiros e chilenos.

De acordo com o levantamento, no Brasil, o excesso de peso aumentou de 42%, em 2006, para 55%, em 2019. No mesmo período, a obesidade saltou de quase 12% para 20%.

Números que impactam no SUS. Como afirma o professor Leandro Rezende, coordenador do estudo pela Universidade Federal de São Paulo.

A pesquisa alerta que as politicas públicas devem priorizar ações voltadas para combater o controle das causas da obesidade em populações, como destaca o professor Leandro Rezende.

A psicóloga e psicanalista Co fundadora do movimento Saúde Sem Gordofobia, Lais Selmer, diz que é importante ações que conversem com a realidade socioeconômica de cada um.

As Doenças Crônicas não Transmissíveis são causadas por diversos fatores de risco, entre eles a obesidade. São as doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, cânceres e a diabetes.

De acordo com a pesquisa, somente em 2019 elas foram responsáveis por 55% das 738 mil mortes de adultos no Brasil.

Dessas, 56% ocorreram com pessoas entre 30 e 69 anos de idade e, portanto, consideradas pelos especialistas como prematuras e evitáveis.

Edição: Jacson Segundo/ Marizete Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.