Error

Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste passarão por onda de frio com mínimas de 10°C

A partir do início desta semana, as regiões Sudeste e Centro-Oeste, assim como o Sul do Brasil, passarão por uma onda de frio em que a temperatura mínima pode chegar a 10°C. O Norte do país também deve perceber essa mudança no clima, mas de forma menos acentuada. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“As temperaturas vão cair, principalmente, no centro-sul do país. No centro-norte ainda vai persistir aquele padrão quente, relativamente seco, como na região Nordeste. Mas, quando olhamos para a parte do centro ao sul, vemos a onda de frio, que pode chegar até o sul do Pará, do Amazonas, pegando Rondônia e Acre. É o que consideramos um fenômeno chamado de friagem, que é justamente o declínio de temperatura nessas regiões”, explica a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos.

A previsão é de que haja risco de geada no Sul e Sudeste e de friagem no Centro-Oeste. Há, ainda, uma pequena possibilidade de neve nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Segundo Andrea, as baixas temperaturas devem permanecer até por volta do dia 21 de maio. Segundo a especialista, a alteração é decorrente, entre outros fatores, da impulsão de uma massa de ar frio de origem polar.

“Ao longo da semana, principalmente quarta e quinta e sexta-feira, sentiremos essa onda de frio. Já no sábado, dia 21, a tendência é termos temperaturas mais amenas na parte da manhã. Já na parte da tarde começa um ligeiro aquecimento”, ressalta Andrea Ramos.

Onde o frio será mais intenso?

De acordo o Inmet, as principais capitais da região Sul e algumas do Sudeste e Centro-Oeste terão baixas temperaturas. Entre elas estão Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Campo Grande (MS), Goiânia (GO) e Cuiabá (MT).

Defesa Civil Nacional alerta para onda de frio intenso em grande parte do país

Produção de grãos na safra 2021/2022 pode chegar a 270,2 milhões de toneladas, projeta Conab

Também deve fazer frio em Belo Horizonte (MG) e em São Paulo (SP), onde as previsões também apontam para uma temperatura mínima de aproximadamente 10º C. Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES), no entanto, devem ter mínimas entre 17º C e 22º C.

Fonte: Brasil 61

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.