Error
Geral

Estudantes da rede estadual de educação se preparam para Enem

Inscrições para Exame Nacional do Ensino Médio vão até a próxima sexta-feira 

 

 

Os estudantes da rede estadual de ensino já estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Cieps Hilda Silveira Rodrigues, em Nova Iguaçu, e Brochado da Rocha, em Cachoeira de Macacau, e o Colégio Estadual Leopoldo Machado, também de Nova Iguaçu, por exemplo, estão fazendo simulados, aulas temáticas e treinamento para a confecção de redações que possuem grande peso na nota final da avaliação.

– Está sendo muito importante fazer essas atividades. Elas serão fundamentais para que tenhamos um bom desempenho ns prova – disse Kayke Santos de 17 anos.

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro espera aumentar o número de alunos da rede no ensino superior, em instituições públicas e privadas do país, e, por isso, vem incentivando as atividades preparatórias dos alunos nas escolas.

Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio podem se inscrever na avaliação até 16 de junho, no site do Inep https://enem.inep.gov.br/participante/. O Enem será realizado em novembro.

De acordo com a superintendente de Avaliação e Acompanhamento do Desempenho Escolar da secretaria, Rosana Mendes, é importante iniciar, desde cedo, a preparação do aluno para o exame.

– O ideal é que, desde o início, o estudante desenvolva a cultura de valorização da sua formação, da sua trajetória escolar. O ensino médio deve trabalhar a importância de uma trajetória de sucesso, tanto na escola quanto em todas as áreas da vida – afirma a superintendente.

Ela ressalta ainda que a Seeduc está analisando uma política de preparação para o Enem, que coloque os estudantes em condições mais equânime que os demais, buscando resgatar sua autoestima e capacidade de enfrentar desafios.

 

ENEM 

Pagamento da taxa de inscrição: 5 a 21 de junho

Atendimento Especializado e Tratamento pelo Nome Social: 5 a 16 junho

Inscrições: 5 a 16 de junho

Resultado das inscrições: 26 de junho

Recurso de inscrição: 26 a 30 de junho

Resultado do Recurso: 5 de julho

Provas: 5 e 12 de novembro

Divulgação dos gabaritos: 24 de novembro

Divulgação dos resultados: 16 de janeiro de 2024

 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO