Error
Política-Economia

Governador Cláudio Castro lança aplicativo Rede Escola

A ferramenta já está disponível nas lojas de aplicativos para Android e IOS 

O governador Cláudio Castro lançou, nesta segunda-feira (3/7), o aplicativo Rede Escola – ferramenta desenvolvida pela Polícia Militar para agilizar o acionamento de viaturas em caso de ocorrências nas escolas. Durante a cerimônia, no Palácio Guanabara, alunos de escolas estaduais receberam das mãos do governador e da secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, os novos kits de uniformes escolares, com camisas, calças, meias e tênis. Participaram dos lançamentos, os secretários Estado de Governo, Planejamento e Polícia Militar, Bernardo Rossi, Planejamento, Adilson Faria, coronel Luiz Henrique, entre outras autoridades.

– Eu fui aluno da rede estadual e tenho muito amor e gratidão. Nós estamos dando um ensino de qualidade para nossos alunos e os protegendo. Não vou sossegar enquanto não tivermos o melhor ensino, conectividade e a melhor merenda escolar do Brasil. Tenho cobrado, também, a reforma de todas as áreas comuns das escolas, como das quadras e pátios. Quero que os estudantes tenham amor e carinho pela nossa escola – declarou o governador Cláudio Castro.

Destinado a agilizar o acionamento de viaturas da Polícia Militar para ocorrências de emergência em estabelecimentos de ensino, o aplicativo Rede Escola já está disponível nas lojas de aplicativos para Android e iOS. Por meio da nova tecnologia aplicada à área de segurança pública, profissionais das redes pública e privada de educação poderão acionar a Polícia Militar através de um botão de emergência à disposição do usuário na tela do celular.

–  São 4.400 profissionais da rede particular e pública do estado já treinados pela Polícia Militar para situações de emergência. O Rede Escola é o único aplicativo que já reúne todas as unidades escolares estaduais, municipais e privadas do Rio de Janeiro. Somente no estado do Rio temos um equipamento capaz de atender a todas as redes – explicou a secretária de Educação, Roberta Barreto.

Assim que o botão for acionado, a solicitação cairá diretamente na mesa do operador da Central 190 responsável pelo despacho de viaturas, sem necessidade de ligação telefônica. Por meio do aplicativo, o operador receberá o pedido de socorro em tempo real e acionará a viatura mais próxima da escola.

– O novo aplicativo vai agilizar o acionamento de viaturas da Polícia Militar para atender situações de emergência nos estabelecimentos de ensino. Além da agilidade e qualidade de informação, o Rede Escola vai evitar os trotes, que infelizmente ainda ocorrem nas ligações telefônicas – destacou o secretário da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique.

O aplicativo poderá ser baixado sem limite por alunos, professores e funcionários dos estabelecimentos de ensino. Um manual, disponível nas plataformas digitais do Governo do Estado, ensinará o passo a passo para fazer o download e cadastramento.

O Rede Escola faz parte de um pacote de medidas para ampliar a segurança nas escolas, como a Patrulha Escolar e de Proteção à Criança e ao Adolescente, além do ciclo de formação dos servidores da rede de ensino voltado para prevenção de risco em ambiente escolar.

Novos Kits de uniformes escolares   

Rio de Janeiro 03-07-2023 – Governador Cláudio Castro lança aplicativo Rede Escola e entrega kits com uniformes para alunos da rede estadual.Fotos Luis Alvarenga

Em uma iniciativa inédita no estado, serão distribuídos mais de 778 mil kits compostos por quatro camisas, duas calças jeans, três pares de meias e um par de tênis, com variações de tamanho, que serão montados e entregues nas próprias unidades escolares. Os uniformes foram projetados para serem confortáveis, práticos e adequados às atividades diárias dos estudantes. Anteriormente, os estudantes só eram contemplados com camisas.

Sobre o uso e importância dos uniformes, a secretária da pasta, Roberta Barreto, afirmou:

– Um dos objetivos é promover a igualdade, oferecer mais segurança aos nossos alunos, além de garantir o acesso ao transporte público. Esperamos que essa ação contribua para um ambiente escolar mais inclusivo, colaborativo e estimulante para o aprendizado – diz a secretária.

Os fornecedores já iniciaram as entregas dos itens para as 1.232 unidades fluminenses e, após a conclusão do recebimento, que deve ocorrer em até 90 dias, as direções de cada colégio farão a distribuição aos estudantes, facilitando o acesso dos alunos aos uniformes e minimizando possíveis transtornos logísticos.

– Nunca tivemos um uniforme tão bonito e completo”, disse Juan Vitor, estudante da Escola Estadual Castelo Novo, em Copacabana.

O novo modelo de uniforme já foi aprovado pela estudante da Intercultural Brasil-Turquia, em Duque de Caxias:

­–  Gostei bastante de tudo. O uniforme veio com o meu tamanho certinho. Me senti importante em participar dessa cerimônia de entrega.

Atualmente, a rede pública conta com mais de 628 mil estudantes em todas as regiões do estado e a distribuição dos kits contempla cada um deles, gratuitamente.

 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

 

Crédito fotos – Luis Alvarenga – Gov-RJ