Error
Geral

Paróquia de Itaperuna promove bênção dos animais no dia de São Francisco de Assis

A Igreja celebrou, na quarta-feira (04/10), o dia de São Francisco de Assis, considerado protetor dos animais e padroeiro da ecologia. Na Diocese de Campos várias ações foram realizadas pelas paróquias para comemorar a data.

No município de Itaperuna, no Vicariato Noroeste, os fiéis se reuniram na Concha Acústica no Centro da cidade, próximo a Paróquia São José do Avahy, para a bênção dos animais realizada pelo vigário episcopal e pároco Pe. Luiz Carlos Reis do Amorim.

Vários fiéis se reuniram próximo ao sacerdote que fazia as orações e aspergia com água benta. A paróquia organizou dois horários para a bênção dos animais sendo às 09h e às 20h, na Concha Acústica. De acordo com o sacerdote, o dia tem um simbolismo para as pessoas. “São Francisco sempre demonstrou um amor aos pobres, mas também aos animais e à natureza.

O Papa Francisco lançou a segunda parte da Laudato Si, a Laudate Deum, que fala sobre o amor à natureza e a casa comum. Que São Francisco nos inspire”, afirmou o Pe. Luiz.

Segundo o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, na segunda parte o Papa Francisco retoma alguns temas com a importância da vida humana, como justamente nós somos a espécie que cuida das outras. “São Francisco é o paradigma do cuidado, amor, carinho ao Deus criador, Pai da bondade, misericordioso, homem potente e querido Deus que sempre justamente protege a todas as criaturas. E, justamente, é o dia dos animais.

A nossa doutrina, mensagem, especialmente imitando a São Francisco, mostra na biodiversidade a harmonia que tem toda a mãe-terra, essa riqueza, a singularidade de cada ser. Cada ser, a partir do amor criador de Deus, mostra justamente a beleza com o qual Deus também nos cria para desfrutar e para cuidar e para cultivar essa beleza que está na Terra. Então, neste dia, façamos um ato de amor aos nossos irmãos animais”, afirmou Dom Roberto.

Por Ruan Sousa

Pascom Diocese de Campos

(22) 9 9957-0006 ou Mitra Diocesana de Campos – (22) 2722-8051

ruanpsousa@gmail.com