Error
Geral

Colégio estadual de Macuco realiza palestra sobre a dengue nesta segunda-feira (4/03)

Alunos participam de atividades para conscientizar a comunidade e até distribuem panfletos nas ruas

A campanha contra a dengue é uma lição que se aprende na escola. Alunos e professores do Colégio Estadual José Carlos Boaretto, em Macuco, na Região Centro Fluminense do Rio de Janeiro, estão envolvidos em uma série de atividades para conscientizar a comunidade escolar sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, o transmissor da doença. Uma das ações acontece nesta segunda-feira (4/03), a partir das 18h30, na unidade: uma palestra do professor de Biologia Vancleiver Teixeira Souza sobre prevenção. O evento é aberto à população em geral.

 – Iniciamos o trabalho de conscientização dentro da escola, acreditando que nossos alunos são agentes multiplicadores. O pontapé inicial foi uma conversa com Marcelo Romeiro, agente de vigilância sanitária, que proporcionou aos alunos esclarecimentos e uma gama de informações – conta a diretora Marcella Pires.

Após a visita do agente de vigilância sanitária, os estudantes produziram material informativo sobre o ciclo de vida do mosquito nas aulas de Ciências. Durante as aulas de Letramento de Língua Portuguesa, também confeccionaram charges e cartazes sobre o enfrentamento da doença. E utilizando-se da tecnologia, os jovens gravaram vídeos informando sobre os sintomas da dengue e dando dicas de prevenção, como uso de repelente.  Tudo postado nas redes sociais da escola.

Com tanto material produzido, os alunos também saíram às ruas para fazer panfletagem. Os folhetos sobre a doença foram distribuídos na comunidade e em casa.

As palestras do professor de Biologia Vancleiver Souza também foram fundamentais para o engajamento dos estudantes na campanha. De acordo com o docente, os jovens sentiam falta de mais informações sobre o tema.

–  Neste contexto houve uma grande mobilização dos alunos, que tomaram o papel de agentes multiplicadores e se sentiram na obrigação de trazer a comunidade escolar para também assistir à palestra (desta segunda-feira) e gerar um espaço de troca e luta contra o mosquito transmissor – diz Vancleiver, destacando ainda as atividades desenvolvidas durante a semana e a parceria com todos os professores.

 

SERVIÇO – PALESTRA SOBRE DENGUE:

Local: Colégio Estadual José Carlos Boaretto

Dia: 04/02 (nesta segunda-feira)

Horário: A partir das 18h30

Endereço: Rua Francisco Lopes Martins 418, Centro, Macuco

 

Fotos: Divulgação – Seeduc/RJ

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO