Error

Bom Jesus do Itabapoana sediará importante evento estadual de Cultura Popular e Economia Solidária

Foto: Prefeitura Bom Jesus

Na segunda-feira (08/03), estiveram em Bom Jesus do Itabapoana a coordenadora da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares – ITEP, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), de Campos de Goytacazes, e do Instituto Bem Estar Brasil, Nilza Portela Franco; e o advogado da ITEP, Luiz Eduardo Neto, especialista em Economia Solidária e Cooperativismo.

Eles se reuniram com o prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, Paulo Sergio Cyrillo, e com a secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Angélica Hullen, para tratar do Circuito Fluminense de Cultura Popular e Economia Solidária Etapa Região Noroeste, com previsão de ser realizado no início de maio na Praça da Bíblia, com a presença de representantes dos demais municípios da região. Cabe destacar que a realização do evento estará sujeita à situação da pandemia de Covid-19, ao decreto municipal com medidas de combate ao coronavírus, bem como ao respeito das regras sanitárias impostas pelo Executivo Municipal.

Caso a situação da Covid-19 permita que o evento ocorra, ele “será financiado pela Lei Aldir Blanc e terá uma série de eventos culturais e de cultura popular e comercialização dos produtos dos diversos segmentos da Economia Solidária como artesanato, gastronomia, bebidas artesanais, doces, agricultura familiar, dentre outros. Será uma grande oportunidade de circular recursos no município e divulgar as potencialidades do município”, afirma Nilza Franco.

O prefeito Paulo Sérgio Cyrillo recebeu com muita alegria a notícia e colocou à disposição a estrutura da Prefeitura para sua realização, sempre respeitando as regras sanitárias em função da pandemia. “Sempre tivemos uma preocupação com os artistas locais, que não puderam exercer as suas atividades na pandemia. Porém, aos poucos, com a perspectiva futura de diminuição do risco, vamos gradativamente realizando atividades que possam reduzir os impactos econômicos para esta classe”, disse.

O evento contará também com PEV – Pontos de Entrega Voluntária de materiais recicláveis, a ser dividido em três categoriais: óleo de cozinha, latinhas e papéis. Quem trouxer esses materiais, receberá moedas sociais locais para consumir produtos na feira. Os produtos coletados serão entregues aos Catadores de Materiais Recicláveis do município, objetivando geração de trabalho e renda.

Na oportunidade, também foi realizada uma visita a Casa do Artesão do município para convidar os artesãos a participar do evento, bem como auxiliar no seu processo de construção e organização.

Mais informações sobre o Circuito Fluminense de Cultura Popular e Economia Solidária Etapa Região Noroeste serão divulgadas em breve no site (https://bomjesus.rj.gov.br) e no Facebook (https://www.facebook.com/prefeiturabji) da Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana e também nas redes sociais da ITEP- UENF.

Fonte: Prefeitura Bom Jesus RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *